O Templo de Salomão foi construído. Uma obra grandiosa, sem igual em todo o País, é levantada. E alguém aqui achava que isso iria acontecer sem que a mídia noticiasse isso sem um pingo de parcialidade e preconceito? Claro que não, não somos ingênuos.
Textos do Uol, Estadão e Folha de São Paulo sempre utilizam o valor gasto na obra no título e chamada dos textos. Por quê? Para quem ler e já tenha uma tendência a não gostar da igreja veja o alto valor e já ligue isso aos seus pré-conceitos.
A pessoa às vezes nem lê a matéria, mas já vê a construção por um lado negativo, achando que o objetivo da instituição é algo ligado à ostentação e dinheiro. Não li todas as matérias, mas nas postagens delas nas redes sociais desses veículos, utilizando o que citei acima, não consigo ver nada além do que incentivo ao preconceito.
Os comentários não têm fundamento lógico. É só achismo preconceituoso. Mas é de se esperar. Se vemos isso saindo de “profissionais”, pessoas estudadas e que têm o dever de apresentar informação verídica e imparcial, o que podemos esperar de pessoas sem esse comprometimento profissional com a verdade?
Vou reproduzir aqui algumas ideias e por que são infundadas:
1 - Por que gastar tanto para construir uma igreja, se poderiam construir hospitais e escolas?
Se eu lhe dissesse que o dinheiro que você gasta comprando roupas caras, passeios, baladas, sua cerveja, maços de cigarro ou qualquer outra coisa que não fosse o básico para viver, deveria doar aos pobres, ajudar a construir uma escola ou hospital… O que você responderia?
Uma das respostas poderia ser que não é obrigação sua. A responsabilidade disso é do Governo. Então por que jogar isso nas costas da Igreja?
Por outro lado, a Igreja (qualquer que seja) também tem um dever social. A Universal não gastou mais de 600 milhões construindo hospitais e escolas. Mas durante seus 37 anos de existência criou e mantém dezenas de trabalhos sociais sem apoio financeiro do Governo ou de qualquer empresa.
Só alguns:
- Fazenda Canaã: em meio ao sertão, em Irecê, na Bahia, centenas de crianças estudam, recebem tratamento dentário, são bem alimentadas, cuidadas e ainda levam alimento para a família;
- Ler e Escrever: para alfabetização de adultos;
- Grupo Calebe: que dá apoio para pessoas da terceira idade, oferecendo cursos, oficinas e prática de exercícios físicos;
- Projeto Raabe: que apoia e orienta mulheres vítimas de violência doméstica e sexual;
- Projeto Tamar: que dá apoio e orientação a jovens que ficaram grávidas na adolescência ou são mães solteiras;
- Força Jovem Universal: grupo voltado para ajudar a juventude brasileira com vários projetos, tais como:
Dose Mais Forte, que ajuda viciados em drogas e tem parceria com clínicas de reabilitação. Cultura, que promove dança, música e teatro aos jovens. Jovem nota 10 e FJUni, que orienta para o mercado de trabalho, direciona para os estudos e oferece aulas de reforço escolar. Esportes, que reabilita uma infinidade de jovens vítimas dos vícios e da criminalidade. Existem vários outros projetos do Força Jovem, esses são só alguns.
A Universal ainda oferece:
- Evangelização em presídios: visa reabilitar o detento por meio da fé e apoio social às famílias;
- Anjos da Noite: que faz um trabalho social com moradores de rua, com doação de alimentos e roupas e ainda ajuda espiritualmente.
Ainda tem mais, só citei alguns.
Sem os trilhões que o Estado arrecada anualmente com os impostos, fazemos muito mais. Pare de reclamar e, ao invés disso, venha nos ajudar sendo um voluntário! Sem contar que, por meio da fé, milhares de pessoas são curadas. E você que tem falado tanto, o que tem feito pra ajudar?
2 - Usam este versículo para justificar a inutilidade e a prepotência em construir o Templo: O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da Terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Atos 17.24
É óbvio que Deus, em Sua grandeza (descrita em Isaías 40.12-18), não habitaria em qualquer templo ou lugar. Ele é grande. Tem todo o Universo na palma da mão. Mas a construção, em seu objetivo espiritual, é baseada no principio do Primeiro Templo, construído por Salomão e idealizado pelo seu pai, Davi.
Veja neste versículo:
...disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro num palácio de cedro, e a Arca de Deus está alojada numa tenda! Natã respondeu-lhe: Pois bem: faze o que desejas fazer, porque o Senhor está contigo! 2 Samuel 7.2,3
Davi quis glorificar o Senhor, e para isso projetou um templo para que Ele fosse servido, adorado e as pessoas ali praticassem a comunhão com Ele. E este Templo foi construído. Em 2 Crônicas, capítulo 6 e 7, você pode ler o que aconteceu após a sua construção. A glória dEle encheu o lugar e Ele disse isto: Estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.” 2 Crônicas 7.15.
Concluindo: Deus não habita em lugares construídos por homens, mas pode escolher encher com Sua Glória e Se fazer presente nesse lugar e na vida dos que O buscam em verdade.
Próxima.
3- A presidenta Dilma, presente na inauguração do Templo, é uma prova da ineficiência do Estado Laico.
A base do princípio do Estado Laico defende a diversidade, respeito e a não perseguição religiosa. Ponto. É a base dessa ideia. A Dilma pode e deve apoiar as religiões. Ela o fez ao receber o Papa no Brasil. O faz permitindo manifestações das religiões afro e permitindo a marcha para Jesus. Então por que reclamam tanto ao vê-la entrando numa Universal e participando de um culto? Preconceito.
4 - Os fiéis têm que pagar para entrar no Templo.
Não. Paga-se pelo veículo que levará a caravana ao local. E por que adotar esse sistema? Enumerando...
- Organização, conforto e segurança: dessa forma, um número certo de fiéis estará indo, evitando que fiquem pessoas para fora, pessoas em pé durante o culto, sem ter onde se sentar. Evita-se também aglomerações, tumultos e empurra-empurra;
- Trânsito: evita-se trânsito intenso na região e problemas para os fiéis e a população em geral;
Além disso, esse sistema não é para sempre. É apenas durante esse primeiro período de inaugurações. Em breve, as pessoas poderão agendar sua visita na igreja do Brás, ao lado do Templo.
Ainda há outras questões que poderia citar, mas essas são as principais até o momento. Muito disso só compreende quem é capaz de entender o que é fé e o que é honrar a Deus. E, infelizmente, a maioria das pessoas não é capaz de enxergar isso.
Colaborou: Rafaela Rizzo